A Fundação Ciência e Desenvolvimento (FCD) foi extinta e encontra-se em processo de liquidação, pelo que este site se encontra encerrado.

Janeiro 2012

O Serviço Educativo da Fundação Ciência e Desenvolvimento, promovido pela Câmara Municipal do Porto, apresenta um espetáculo de teatro e poesia que, em duas das sessões de apresentação, será traduzido em simultâneo para linguagem gestual.

“O Fraseador", integrado no ciclo “Ver para Ler” é um espetáculo que nasce do universo poético da língua portuguesa. Vamos pôr o objeto mais mágico do mundo no lugar mais mágico do mundo: um livro no teatro. Ou melhor… uma “chuva” de livros num teatro e um ator, no meio das palavras, a contar histórias e a ler poemas.

Para não fugir à tradição, Janeiro é o mês de Valter Hugo Mãe nas “Quintas de Leitura”, ciclo poético promovido pela Câmara Municipal do Porto, através da Fundação Ciência e Desenvolvimento. Das suas oito participações, sete delas, consecutivas, aconteceram em Janeiro.

Desta feita, a 26, como habitualmente às 22h00, o Auditório do TCA vai voltar a encher-se para ouvir e ver os textos e fotografias de Valter, sempre surpreendentes e provocatórios, sobre as Caxinas, porto piscatório onde habita.

EM FEVEREIRO HÁ FESTA

O ciclo poético “Quintas de Leitura”, promovido pela Câmara Municipal do Porto, através da Fundação Ciência e Desenvolvimento, celebra 11 anos em 2012 e prepara uma grande festa da poesia, agendada para a sessão de Fevereiro.

São 11 anos de ação poética, 10 dos quais sob a batuta do programador João Gesta. Cada sessão do ciclo é um espetáculo pensado e concebido de raiz para os palcos do Teatro do Campo Alegre. São momentos únicos, irrepetíveis, salpicados de situações inusitadas e inesperadas que, muitas vezes, retiram o espectador da sua “zona de conforto”.