A Fundação Ciência e Desenvolvimento (FCD) foi extinta e encontra-se em processo de liquidação, pelo que este site se encontra encerrado.

Maio 2012

Convite Ensaio de Imprensa : 16 de Maio às 15h30.

O ciclo de Dança Contemporânea, promovido pela Fundação Ciência e Desenvolvimento (CMP) e pela Companhia Instável, intitulado “Palcos Instáveis” apresenta, em estreia absoluta, dia 17 de Maio, às 21h30, no Teatro do Campo Alegre, a coreografia de Mafalda Deville “Mata-me em Séries”.

Três mulheres, num local e tempo incertos, ora espantam, ora expiam as suas dores. Apresentam-se em percursos de solidão num confronto com as suas memórias, os seus traumas, as suas feridas. Como num karaoke, no apropriar de palavras e canções revelam-se e expõem a verdadeira pele. Tanto na melancolia da balada pop como no riso ou no grito, um choro.

“Mata-me em Séries” explora a beleza em corpos deprimidos; a beleza na tristeza e a sua elegância; e convida a refletir sobre as fronteiras do público e do privado, questionando os limites da intimidade na sociedade contemporânea.

“Palcos Instáveis” é um projeto da Companhia Instável (apoiada pela DGArtes) em coprodução com a Fundação Ciência e Desenvolvimento que tem por objetivo o incentivo ao trabalho de jovens criadores, através da cedência de espaço de ensaio, assim como de apresentação.

Os interessados em assistir ao ensaio de imprensa, a realizar no TCA, na quarta-feira, dia 16 de Maio, pelas 15h30, devem por favor confirmar a sua presença através do contato: 915399261.

Fotografia de Mariana Baldaia.

O Serviço Educativo do Teatro do Campo Alegre (TCA), promovido pela Câmara Municipal do Porto, através da Fundação Ciência e desenvolvimento, apresenta, nos dias 12 e 13 de Maio de 2012, a peça de dança/performance para bebés dos 0 aos 36 meses “Pequenos Mundos”.

Esta peça, concebida e interpretada por Joclécio Azevedo e Teresa Prima, estreou no TCA em Julho do ano passado e funciona como um pequeno jogo, um livro aberto que configura e apresenta ambientes, gerando diversas variações de estímulos cognitivos, especialmente pensados para os mais pequenos.

Um geógrafo, um poeta e um músico encontram-se na Rua das Estrelas pela primeira vez. É esta, em síntese, a história da próxima “Quinta de Leitura”, ciclo poético promovido pela Câmara Municipal do Porto, através da Fundação Ciência e Desenvolvimento.

A sessão, que vale por três, realiza-se no dia 24 de Maio, às 22h00, no Auditório do Teatro do Campo Alegre. Um espetáculo para maiores de 16 anos.