A Fundação Ciência e Desenvolvimento (FCD) foi extinta e encontra-se em processo de liquidação, pelo que este site se encontra encerrado.

Outubro 2012

O Serviço Educativo do Teatro do Campo Alegre, promovido pela Câmara Municipal do Porto, através da Fundação Ciência e Desenvolvimento, e o Teatro de Marionetas do Porto, apresentam, em estreia absoluta, o espetáculo de marionetas “O Senhor…”, uma peça inovadora que cruza a marioneta com a animação 2D e 3D. “O Senhor…” será apresentado entre 13 e 21 de novembro, para escolas e famílias.

“O Senhor… “ é baseado num livro de João Paulo Seara Cardoso, tem encenação de Isabel Barros, marionetas de Júlio Vanzeler, a interpretação é de Edgard Fernandes, Rui Queiroz de Matos e Sara Henriques.

"Havia um homenzinho muito pequenino que vivia numa casa muito pequenina. (...) Apesar de ser muito pequenino, o Senhor... meteu-se numa emocionante aventura que acabou em grande!”. Esta história, concebida para crianças e imperdível para adultos, é agora explorada pelo Teatro de Marionetas do Porto que a transforma num projeto que experimenta os limites da utilização da marioneta contemporânea, na criação de um objeto inovador, num cruzamento entre a marioneta e a animação 2D e 3D, a cargo do coletivo HUSMA, que também assina a música do projeto.

Os objetivos deste projeto organizam-se em duas vertentes distintas: num primeiro plano, inerente à história representada, está a estruturação de valores sociais e de comportamento individual face a situações de adversidade; num segundo plano, promove-se o desenvolvimento da sensibilidade estética e da criatividade, junto de um público em que a fantasia e a expressão são uma constante.

O SENHOR... (ESTREIA) - Teatro de Marionetas/Animação 2D e 3D
Escolas, Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: 13, 14, 15, 16, 20 e 21 de novembro, às 10h30 e às 15h00 (por marcação prévia)
Público em geral, maiores de 4 anos: 10, 11, 17 e 18 de novembro, às 16h00
Encenação: Isabel Barros /Texto: João Paulo Seara Cardoso
Interpretação: Edgard Fernandes, Rui Queiroz de Matos e Sara Henriques
Marionetas e ilustrações: Júlio Vanzeler / Animação 3D e música: Coletivo HUSMA (João Apolinário, José Teixeira, Nuno Cortez e Pedro Cardoso)
Figurinos: Patricia Valente/ Desenho de luz: Rui Pedro Rodrigues
Produção: Teatro de Marionetas do Porto
Espetáculo acolhido no âmbito da programação do Serviço Educativo da Fundação Ciência e Desenvolvimento/Câmara Municipal do Porto.

Ensaio aberto à imprensa dia 5 de Novembro de 2012, às 15h00.
Por favor confirmar presença através do número 915399261. Obrigada.

LIMITLESS

Calendário: 3 de novembro 2012, das 10h às 14h (4 horas)
Inscrições: 26 euros, até dia 26 de outubro | após dia 2 de novembro 30 euros
Lugar Instável - primeiro piso do Teatro do Campo Alegre, no Porto.

O Lugar Instável resulta de uma parceria entre a Fundação Ciência e Desenvolvimento/Câmara Municipal do Porto e a Companhia Instável.

As “Quintas de Leitura”, ciclo poético do Teatro do Campo Alegre, promovido pela Câmara Municipal do Porto, através da Fundação Ciência e Desenvolvimento, apresentam no próximo dia 25 de Outubro, às 22h00, no Café-Teatro, a sua 135ª sessão.

O espetáculo, intitulado “As borboletas não dormem a sesta”, inspira-se num pensamento quase normal do agitador e escritor vanguardista Ramón Gómez da la Serna. Propomos-lhe uma noite especial, rara, imperdível, irrepetível, construída em três momentos.