A Fundação Ciência e Desenvolvimento (FCD) foi extinta e encontra-se em processo de liquidação, pelo que este site se encontra encerrado.

O ano 11 do ciclo “Quintas de Leitura”

EM FEVEREIRO HÁ FESTA

O ciclo poético “Quintas de Leitura”, promovido pela Câmara Municipal do Porto, através da Fundação Ciência e Desenvolvimento, celebra 11 anos em 2012 e prepara uma grande festa da poesia, agendada para a sessão de Fevereiro.

São 11 anos de ação poética, 10 dos quais sob a batuta do programador João Gesta. Cada sessão do ciclo é um espetáculo pensado e concebido de raiz para os palcos do Teatro do Campo Alegre. São momentos únicos, irrepetíveis, salpicados de situações inusitadas e inesperadas que, muitas vezes, retiram o espectador da sua “zona de conforto”.

São casamentos artísticos impensáveis, impossíveis de repetir, cumplicidades inesperadas, que acicatam o público, despertam a sua curiosidade e o impelem a regressar. As “Quintas de Leitura” são um vício poético.

Para não fugir à tradição, janeiro é o mês de Valter Hugo Mãe nas “Quintas de Leitura”. Das suas oito participações no ciclo, sete consecutivas aconteceram em janeiro.

A 26, em 2012, promete voltar a surpreender e provocar com os seus textos e fotografias sobre as Caxinas, porto piscatório onde habita.

Na sessão intitulada “CAXINAS HARDCORE – A SEQUELA” fará leituras na companhia de Isaque Ferreira, João Rios e Ana Zanatti. Luís Guerra, considerado pela revista Dance Europe como um dos melhores bailarinos do mundo, abrilhantará a festa apresentando o solo “A primeira dança de Urizen”. A noite fecha com um concerto dos PEIXE: AVIÃO, uma das bandas preferidas de Valter. Está ainda prometida uma performance-surpresa para esta sessão. Participação especial de João Lima, músico dos O’questrada. Tocará guitarra portuguesa, pontuando as leituras.

Em fevereiro, dia 16, a proposta é de FESTA: vamos celebrar 11 anos de “Quintas de Leitura” até às tantas da manhã.

“TODOS OS MEUS DIAS SÃO MESES – HOJE É FEVEREIRO!”

As “Quintas de Leitura” comemoram 11 anos de ação poética e o seu programador festeja 10 anos ao leme deste ciclo. Momento oportuno para vos oferecer um memorável recital que contará com muitos artistas convidados: Vortice Dance (dança); Charles Sangnoir, At Freddy´s House e Best Youth (música); coletivos poéticos O Copo e Peixe Graúdo e ainda os recitadores Isaque Ferreira, Pedro Lamares e Daniel Maia-Pinto Rodrigues (leituras); Paulo Ansiães Monteiro (imagem); e muitas outras surpresas.

Em março, duas estreias no ciclo “Quintas de Leitura”. “A furiosa paixão pelo tangível”, dia 22, juntará, no palco do Teatro do Campo Alegre, Vasco Graça Moura e Mísia. O Poeta convidado lerá textos seus na companhia de Rui Spranger, Teresa Coutinho e Carla Marques. Participação especial da violinista Ianina Khomelik. Momento de tango pela dupla argentina Gladys y Oscar.

Fica assim enunciado o arranque deste ano de celebração. Em anexo segue um texto com mais informação sobre o percurso e o lugar do ciclo poético “Quintas de Leitura” .

20 de Dezembro de 2011.